CRECHE MUNICIPAL ADÉLIA VIEIRA

CRECHE MUNICIPAL ADÉLIA VIEIRA

Quem sou eu

Minha foto
A Creche está localizada em Santa Rosa, um sub-bairro de Campo Grande (Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro) que teve origem no loteamento de uma enorme Granja chamada Santa Rosa. Hoje é instituída por uma direção, cinco professores de Educação Infantil, seis agentes de Educação Infantil e, duas recreadoras, duas cozinheiras e dois auxiliares de serviços gerais. É constituída por um prédio pequeno de dois andares com três salas de aula atendendo três turmas de Maternal I e três turmas de Maternal II, com capacidade máxima para cento e catorze alunos matriculados em regime de horário parcial.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

E assim foi nosso 1° semestre 2013

 E assim 2012 foi, trazendo um 2013 cheio de paz, esperança... E um novo Projeto. Semeado na última Escola de Pais do ano de 2012, onde a Comunidade Escolar cultivou e nasceu um tema voltado ao respeito às diferenças. Como linha dorsal do nosso Projeto Político pedagógico Anual – As diferenças entre os indivíduos não podem ser utilizadas de forma nenhuma como base para a discriminação. O nosso tema: “No Mundinho da Creche e da Comunidade tem vez e voz a diversidade”  toda a Comunidade Escolar abraça a temática de cidadão consciencioso de direitos e deveres perante a sociedade. A escola, assim cumpre o papel de mediadora de conflitos e de valorização do ser humano.


 Nosso PPA foi apresentado à Comunidade Escolar em nossa primeira reunião.





Como não podia ser diferente: Os anos terminam, começam e passam com os profissionais estudando.

Acolher, cuidar e educar é nosso fundamento. Iniciamos 2013 com uma programação de atividades para melhor adaptarmos nossos pequeninos, acolhendo-os para que seguros possam ser cuidados e educados.
Neste primeiro momento é crucial a participação dos responsáveis em nossas atividades.
Qualquer criança entenderá a Creche como local seguro se ele observar sua família desenvolvendo atividades junto com os profissionais.







A opinião da nossa Comunidade Escolar é fundamental. As reuniões do CEC com sua representatividade são de suma importância.


A Clínica da Família – um de nossos parceiros – não nos deixa na mão.


Os livros não podem deixar de fazer parte do conjunto de ferramentas de trabalho.
Por isso seu dia foi muito comemorado, histórias foram contadas e elegemos o nome dos nossos dois mascotes.
Histórias e mais histórias. Até Mayra – uma PEI licenciada – veio contar uma.






Aulinha de culinária da mamãe. Fazer o bolo do lanche é tarefa fácil para que nossos pequenos possam auxiliar a mamãe.



A mamãe teve o seu dia comemorado com muita animação. Música, apresentação dos pequenos, lembrancinhas e muita comida gostosa.




Somos mãe de 57 pequeninos...


O Circo chegou e a alegria contagiou os pequeninos.




Como o nosso PPA nos chama a atenção para as diferenças. A vida indígena foi vivenciada por toda a nossa Comunidade Escolar, inclusive culminando com uma  Oficina do cocar com os responsáveis. 












Brincar é coisa séria. Através da ludicidade os pequenos aprendem conhecimentos que jamais esquecem: Líquido, sólido, formas geométricas, cores e fantasias.















Quando o cidadão se conscientiza de direitos e deveres e se compreende inserido num ecossistema que tem como principal ator ele próprio. O Meio Ambiente são insumos essenciais para que este ecossistema não pereça.
















O nosso nome é um rótulo que carregamos para o resto de nossas vidas. Reconhecê-lo entre tantas palavras e criar laços com sua sonoridade, traz um grau de contentamento imensurável.




Simples gestos como dormir, almoçar reforça o principal objetivo das instituições de Ensino de Educação Infantil: acolhendo e cuidando para educar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário